Vereadores   |  Ex-Presidentes   |  Calendário das Sessões   |   Comissão Permanente   |  Mesa Diretora   |   Relação de Servidores   ||   WEBMAIL

GWS Logomarca Camara Rosario Oeste

Protocolo Online

×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 62

Segunda, 17 Dezembro 2012 11:41

Conheça nossa cidade - ROSÁRIO OESTE-MT

Publicado por:
Avalie este item
(0 votos)

HISTÓRIA DA CIDADE

A história da fundação de Rosário Oeste, está ligada a descoberta do ouro. Rosário nasceu no Bairro monjolo. De acordo com informações históricas, por volta de 1.750 chegaram a região os primeiros moradores. Encontraram ali, povos da nação Bakari. Aos poucos com a chegada da Imagem de nossa Senhora, o povoado foi se formando. As pessoas que ali moravam faziam roças e vendiam mantimentos para as minas de Cuiabá. No século XIX, o povoado é mudado para o lugar atual. Em 1.861, foi elevado a município e em, homenagem à Santa padroeira, passou a chamar Nossa senhora do rio acima, devido a interação com Rio Cuiabá. Ponto de passagem da Comissão Rondon, por volta de 1.907, o município, ao longo deste século, produzia alimentos, como arroz, feijão, milho e gado que vendiam para cidades vizinhas e mesmo para Cuiabá. A cultura do povo rosariense é outro atrativo do município. Nela se congregam cururueiros, dançadores do São Gonçalo, Artesãos, artistas em geral, músicos, foliões, capelões, dançarinos do rasqueado cuiabano. A preservação dos instrumentos, símbolos da cultura mato-grossense: a viola de cocho e o ganzá é prática cotidiana em Rosário Oeste. A prática agrícola mantém uma grande importância na economia municipal e cultural, sendo a mandioca o principal produto agrícola cultivado no município. Há também as culturas de arroz e milho e com o plantio de caju em grande escala, sendo instalada na região uma indústria de castanha  e da polpa da fruta , a Panflora. Na economia de Rosário Oeste ainda a pecuária , tendo hoje, o segundo maior rebanho da região.


Aniversário da Cidade: 25 de Junho

Gentílico: Rosariense

População: 17.822 habitantes

CARACTERÍSTICAS: É um lugar de águas cristalinas.  Venha passar momentos agradáveis na cidade de Rosário Oeste.

Clima Tropical: quente e sub-úmido, período de seca de cinco meses.

COMO CHEGAR:

Localização: Centro Sul Mato-grossense

Limites: Porto Estrela, Barra do Bugres, Alto Paraguai, Nobres, Santa Rita do Trivelato, Boa Esperança do Norte, Paranatinga, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Acorizal, Jangada e Nossa Senhora do Livramento.

COMO CHEGAR

Via aérea: vôos domésticos chegam diariamente ao Aeroporto de Várzea Grande. Ele conta com locadoras de veículos, táxi e micro ônibus. A cidade possui uma pista para pouso e decolagem de avião de pequeno porte.

Via Rodoviária: para quem vem de carro por Cuiabá, o percurso é de 120 km pela Br 163 passando por Jangada, ou 90 km, saindo de Cuiabá, passando por Acorizal pela MT 010 e finalmente Rosário Oeste. De ônibus as linhas são feitas pelas empresas TUT, Satélite e Real Norte.

Localização: Centro-Sul Mato-grossense

Limites: Porto Estrela, Barra do Bugres, Alto Paraguai, Nobres, Santa Rita do Trivelato, Boa Esperança do Norte, Paranatinga, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Acorizal, Jangada e Nossa Senhora do Livramento.

Acesso Rodoviário

Distâncias: Da Capital:120 kmOutras:São Paulo: 1734 KmRio de Janeiro: 2137 KmBrasília: 1253 Km

Ler 3724 vezes Última modificação em Quinta, 28 Dezembro 2017 10:04