Vereadores   |  Ex-Presidentes   |  Calendário das Sessões   |   Comissão Permanente   |  Mesa Diretora   |   Relação de Servidores   ||   WEBMAIL

GWS Logomarca Camara Rosario Oeste

Protocolo Online

Demografia

O município de Rosário Oeste, possui uma área territorial de 7.475,563 Km²

Densidade demográfica 2,31 hab/Km²

Segundo a contagem do IBGE em 2010 a população de Rosário Oeste é de 17.679 habitantes.

Na vegetação predominam-se 70% de campos limpos, 20% matas virgen e 10% cerrado.

O clima do município classifica-se como tropical quente e sub-úmido, como período de 5 meses de seca, a temperatura em média é de 26°C, alcançando máxima de 38°C e mínima de 19°C, os períodos de chuva são nos meses de novembro a março.

O relevo de Rosário Oeste de modo geral é tabular, com elevações acentuadas, característica de todo o Planalto Central e encontra-se na Zona Fisiográfica da Chapada dos Guimarães.

A região leste apresenta como principais acidentes a Serra de Marzagão, a Serra da Canguinha e a Serra de São Joaquim, que são divisórias da grande Bacia Amazônica e Platina, enquanto que na região oeste destaca-se a Serra do Tombador, zona tectônica com grande quantidade de calcário e dolomito.
Nessas serras nascem muitos córregos, riachos e ribeirões que formam os rios Cuiabá e Teles Pires. O Rio Cuiabá localiza-se ao norte do município, servindo de limite entre Rosário Oeste e Nobres, de água no Rio Paraguai. O Rio Teles Pires segue direção contrária, dirigindo-se para o norte, na Bacia Amazônica e serve de divisor entre Rosário Oeste e Chapada dos Guimarães.

O solo da região é em sua maioria de Latossolos Vermelho, Amarelo e Hidroformos, apresentando boa fertilidade natural em algumas localidades como o Distrito de Bauxi e Distrito de Marzagão.

Coordenadas geográficas

Latitude: -14.8346

Longitude: -56.4299

14° 50′ 5″ Sul 
56° 25′ 48″ Oeste